Esses incríveis gialli e os seus títulos escabrosos

28set09

strano_vizio_della_signora_Wardh

 

UNA SULL’ALTRA / Uma Sobre a Outra – Dir. Lucio Fulci (1969)

5 BAMBOLE PER LA LUNA D’AGOSTO – Dir. Mario Bava (1970)

LE FOTO PROIBITE DI UNA SIGNORA PER BENE – Dir. Luciano Ercoli (1970)

LA BESTIA UCCIDE A SANGUE FREDDO – Dir. Fernando di Leo (1971)

LO STRANO VIZIO DELLA SIGNORA WARDH / Lâmina Assassina / O Estranho Vício da Sra. Ward – Dir. Sergio Martino (1971)

cosa_avete_fatto_solange

 

LA MORTE CAMMINA CON I TACCHI ALTI – Dir. Luciano Ercoli (1971)

UN OMICIDIO PERFETTO A TERMINE DI LEGGE – Dir. Tonino Ricci (1971)

LA DAMA ROSSA UCCIDE SETTE VOLTE – Dir. Emilio Miraglia (1972)

A.A.A. MASSAGGIATRICE BELLA PRESENZA OFFRESI … – Dir. Demofilo Fidani (1972)

COSA AVETE FATTO A SOLANGE ? – Dir. Massimo Dallamano (1972)

morte_accarezza

 

LA MORTE ACCAREZZA A MEZZANOTTE – Dir. Luciano Ercoli (1972)

PERCHÉ QUELLA STRANE GOCCE DI SANGUE SUL CORPO DI JENNIFER ? – Dir. Giuliano Carmineo (1972)

RAGAZZA TUTTA NUDA ASSASSINATA NEL PARCO – Dir. Alfonso Brescia (1972)

RIVELAZIONI DI UN MANIACO SESSUALE AL CAPO DELLA AQUADRA MOBILE – Dir. Roberto Bianchi Montero (1972)

TERZA IPOTESE SU UN CASO DI PERFETTA STRATEGIA CRIMINALE – Dir. Giuseppe Vari (1972)

corpi_presentano_tracce_di _violenza_carnale

 

IL TUO VIZIO È UNA STANZA CHIUSA E SOLO IO NE HO LA CHIAVE – Dir. Sergio Martino (1972)

TUTTI I COLORI DEL BUIO – Dir. Sergio Martino (1972)

I CORPI PRESENTANO TRACCE DI VIOLENZA CARNALE – Dir. Sergio Martino (1973)

PASSI DI DANZA SU UNA LAMA DI RASOIO / Exorcismo num Fio de Navalha – Dir. Maurizio Pradeaux (1973)

L’ASSASSINO HA RISERVATO NOVE POLTRONE – Dir. Giuseppe Bennati (1974)

tutticolori



33 Responses to “Esses incríveis gialli e os seus títulos escabrosos”

  1. 1 Luis

    Alguém possui o giallo: Exorcismo num Fio de Navalha? Assisti a esse filme em 1974 e nunca me esqueci dele. Tinha 14 anos na época e o filme me marcou muito pelas cenas eletrizantes. Será que este filme saiu em vídeo? Como conseguir ele?

    • 2 buchinsky

      Luís, ele saiu em DVD nos EUA e na Europa. Através do site Putrescine você pode conseguir uma cópia de excelente qualidade.

  2. 3 Herax

    Eu acho interessante apontarem na filmografia da Cine Monstro filmes que não sejam gialli puros, porém seria mil vezes mais grandioso se vocês apontassem algum giallo que ficou faltando no guia.

    • 4 PSYCHO HARAKIRI

      Me recomendaram um tal de AMARGO (AMER), que nem teria como ser incluso, afinal é de 2009. Agora, uma info extra que eu poderia contribuir é que o LÂMINA ASSASSINA também foi lançado em VHS como O ESTRANHO VÍCIO DA SRA. WARDH. Encontrei essa fita em 99, não levei porque tava mofada ao extremo.

      • 5 buchinsky

        O belo cartaz de AMER está lá no post sobre a programação de Sitges. E o pessoal de São Paulo que fique esperto, pois o filme vai passar na Mostra BR de Cinema.

    • 6 buchinsky

      Não me lembro se tem esse aqui : … A Tutte Le Auto Della Poliziahttp://www.imdb.com/title/tt0072590/

      • 7 PSYCHO HARAKIRI

        Tem.

        • 8 PSYCHO HARAKIRI

          Talvez o CAÇADA NO CANAL DA MORTE (AMSTERDAMNED), de 1988, deveria entrar na lista de gialli – posso não estar me lembrando bem, mas este filme possui vários elementos do giallo (e o diretor Dick Maas é um GRANDE fã de Argento, o que fica ainda mais claro no seu TIROS NA ESCURIDÃO). Se o meu VCR não tivesse ido pro saco, iria revê-lo hoje mesmo. E já vi o HALL OF MIRRORS (2001) ser classificado como giallo, mas não assisti este último. Só que tem uma coisa: nenhum dos dois é italiano – o primeiro é holandês, e o segundo, americano.

          • 9 buchinsky

            Então nesse caso, não entra. No mínimo precisa ser uma co-produção italiana, como 7 Murders for Scotland Yard.

  3. 10 Luiz Alexandre

    Po, nãoto nada adentro do gênero, mas mesmo que os italianos cismem que Blow Up é giallo tem que estar meio fumado. Aliás, eu acho que não existe classificação pro filme em gênero algum, mesmo chamar de Drama seria equivocado!

  4. 11 Octavius

    Essas discursões não levam a nada. Cada um pensa de um modo, eu uma vez entrei em uma discussão sobre os Zapata Westerns que na minha opinião todos deveriam falar de revolução, para outros é só ter uma temática política e por ai vai.
    Sobre os Gialli, como dito acima é todo filme de suspense na itália. Fora da itália o termo Giallo é utilizado para filmes de assassinato em série, cometidos por um assassino de luvas pretas e etc… voltando a filmografia citada na Cine Mostro a idéia foi criar algo completo com todos os filmes que originaram e possuem a cara dos tão divulgados Gialli. Sendo assim Blow-Up, mesmo não tendo um assassino serial e nem mortes didáticas e sanguinolentas, na minha opinião, entra por sua atmosfera e modo de contar a história, que seria uma pessoa comum, que assiste ou participa de algo sem ter a intenção e começa a fazer suas próprias investigações, se envolvendo cada vez mais na trama. Ao mesmo tempo que os Gialli tem como chave principal o assassinato em serie de mulheres, temos o protagonista que não possui relação alguma com os assassinatos que acaba se envolvendo e se tornando até mesmo o possivel assassino ou proxima vitima. E sendo assim, Blow Up possui as caracteristicas necessárias, além de abrir a porta como inspiração para a obra prima Profondo Rosso.

    • Acho ate legal que se tenha essas listas como referencia e tal, mas ja ta implicito que elas nao precisam ser levadas tao a serio (assim como discussoes pra se definir em quais prateleiras da locadora tal filme deve ser colocado). Sao filmes reunidos a partir de uma combinaçao de elementos, ai voce olha e diz “ok, esse sim. Opa, esse nao”, e pronto.

      E so esclarecendo que Blow UP nao entraria na minha classificaçao nem fodendo, hehe. Realmente nao quero entrar no mérito do que é necessario ou nao pra ser considerado um giallo, mas apenas com base em possuir uma ou outra caracteristica, acho que o parametro de filmes que entao poderiam ser classificados no genero se abriria indefinidamente. Isso pra qualquer genero, qualquer movimento, etc.

      Mas claro, entendo que voce apenas quis justificar porque “Blow Up = giallo” nao deveria ser visto com tanta surpresa pelo pessoal.

      • 13 Octavius

        Com sua classificação sua lista de gialli deve ter uns 50 filmes, pois como todo genero italiano que foi se desgastando, a mistura de generos foi sendo acrescentado de muitas maneiras dentro dos gialli.

        • 14 herax

          a mistura era total, tem uma cassetada de giallo “impuro”, digamos assim, inclusive tem alguns que se misturam completamente ao poliziesco, com policiais hard boileds caçando misteriosos assassinos em séries…

  5. 15 Bruno C.

    “Il Tuo Vizio è una Stanza Chiusa e Solo Io ne Ho la Chiave”

    Esse é o melhor de todos!

  6. 16 herax

    Nossa, de novo esse papo? Então vamos abrir um boicote aos maiores especialistas em giallo do mundo. Inclusive hoje mesmo vou jogar fora todos os livros que tenho sobre o assunto, afinal é um bando de zé mané falando bobagens. Pros italianos, que pelo jeito entendem menos que nós sobre o cinema deles, giallo é um termo muito mais genérico do que apenas filmes que seguem a risca o modelo “assassino misterioso de luvas pretas massacrando mulheres nuas”.

    • 17 herax

      P.S.: Daqui a pouco vão querer boicotar também livros, sites, blogs, revistas, etc., que consideram Giu la testa e Comin At Ya spaghetti-westerns.

      • 18 buchinsky

        Vou convocar o especialista Rodrigo Pereira para que ele explique por que Giu la Testa não é um faroeste genuíno. :)

        • 19 Herax

          Independente do que o Rodrigo diga, nada muda o fato de que nenhum trabalho sério sobre western europeu poderia deixar o Giu la testa de lado. Seria o mesmo que escrever um livro sobre a história política do Brasil e pular o perioda da Ditadura.

    • 20 buchinsky

      E eu retruquei dizendo que pra italiano, tudo é giallo. De Mario Bava a Brian de Palma, passando por Hitchcock e pelos krimis alemães. Também não vou considerar Blow Up um giallo, só porque um americano escreveu um livro e disse que é assim que as coisas são. Lembrando que esse mesmo autor disse, uma página depois, que Contagem de Cadáveres é um giallo, o que é um absurdo ainda maior. Não me interessa se ele é um especialista, eu não concordo com o que este sujeito está dizendo, e tenho argumentos mais que suficientes para rebatê-lo.

      • 21 PSYCHO HARAKIRI

        Se fosse assim, podemos dizer que HALLOWEEN é um clássico giallo :)

        • 22 Herax

          O livro americano é pior livro que tenho sobre giallo. E não é porque o livro seja ruim. É porque existem outros melhores. Tenho todos os volumes da coleção “Il cinema giallo e thrilling italiano” da editora Profondo Rosso, escritos pela dupla Bruschini & Tentori, entre outras obras italianas. Quando compilei, junto com o Otávio Pereira, a filmografia giallo para a Cine Monstro, me baseei na melhor bibliografia disponível. Eu poderia eliminar da lista os slashers, policiais, suspenses melodramáticos, etc., mas daí estaria compactuando com a visão ultrapassada e fechada de meia dúzia de fãs, e não com a realidade.

  7. 23 PSYCHO HARAKIRI

    Como só consegui a edição # 8 da Cine Monstro recentemente, sempre que vejo algo sobre giallo me lembro da lista deles, em que coisas como BUIO OMEGA e HOUSE ON THE EDGE OF THE PARK são listados como sendo giallo!!!!!

    • 24 buchinsky

      Além de Blow Up (não adianta, nada me convencerá que isso é um giallo), Anima Persa (suspense melodramático com Vittorio Gassman e Catherine Deneuve), o policial A Marca da Corrupção (com Harvey Keitel e John Lydon) e o slasher Contagem de Cadáveres do Deodato.

      • 25 Alexandre

        Nossa … Blow Up giallo ? Quem disse isso rsrs ?

        • 26 PSYCHO HARAKIRI

          Não estou com a revista agora, mas lembro de A HATCHET FOR THE HONEYMOON, NIGHT TRAIN MURDERS e LAST HOUSE ON THE BEACH na lista TB. Concordo sobre o BLOW-UP e adoro A ORDEM É MATAR/A MARCA DA CORRUPÇÃO. Torço para que uma edição especial saia um dia em DVD e fico imaginando como o Keitel e o Lydon devem ter se estranhado durante as filmagens :) Aí galera, o que mais dessa lista não deveria estar lá??? Tenho certeza que tem mais coisa…

    • Até rola uma relaçao. Pra mim Buio Omega é antes de mais nada uma subversao radical do giallo.

      E o pessoal deve conhecer e tal, mas a respeito de titulos de giallos, isto aqui é imperdivel, hehe: http://www.braineater.com/misc/giallo.html

  8. 31 Alexandre

    Sensacional rsrsrsr !!!

    Mais ainda acho que os spaghetti western ainda são mais absurdos rsrs.
    E as traduções nacionais de títulos não ficam atrás… lembro até hj de uma entrevista da Marina Person com o Ben Stiller falando sobre a tradução do título do filme Quem Vai Ficar com Mary … que em inglês é There’s Something About Mary (tradução tosca by me: Tem Alguma Coisa Sobre a Mary). A repórter disse pro cara e ele se mijou de tanto rir , quando descobriu a tradução sem noção . Outro exemplo , vai estrear smana que vem (e eu não vou ver rs) … Terror na Antártica, mais um da série Terror em, A Vingança de…, Ultimo alguma coisa, alguma coisa da Morte, alguma coisa Mortal, alguma coisa Impacto, alguma coisa Muito Louca e etc, que em inglês se cham Whiteout … pergunto : Dá onde vem o Terror na Antártica ? Não é mais fácil manter o título em inglês ?

    • 32 Tupã

      Acontece que as distribuidoras não visam os fãs de cinema, mas sim o público geral (no caso, a maioria), que vê o cinema como simples entretenimento sem se envolver muito.E para tal público, o título da película já deve entregar o gênero do filme, além de servir como chamariz.Desta forma, títulos como Terror na Antártida, além de chamar atenção pelo sensacionalismo do nome, já mostram que o filme é de terror, coisa que Whiteout (que já seria difícil de traduzir fielmente) não proporcionaria, deixando o público desorientado quanto a natureza do filme e gerando desinteresse do mesmo.Infelizmente, nós,fãs de cinema, devemos ter em mente que pensamos diferente da maioria, e a maioria é a que faz o número, então ela que é visada pelas produtoras e distribuidoras;logo,nossas críticas e exigências no fim não farão diferença pois o grande público nem se importa com os aspectos que ressaltamos.Posso falar isso pois sou publicitário e trabalhando com distribuidoras, percebi que há pesquisas das mesmas que comprovam a eficiência e contundência de títulos como “Terror em” e “A Vingança de” na atenção do público; afinal, o objetivo das distribuidoras é gerar lucro, que só será obtido se o público se interessar pelos seus produtos.E essa tendência de “produzir para a maioria” se reflete na falta de extras dos dvd´s nacionais, pois só colecionadores e cinéfilos que se importam com os extras, enquanto que a maioria compra/aluga o dvd só pelo filme.Males do capitalismo…

      • 33 buchinsky

        O público médio emburreceu e as distribuidoras não fazem nada para ajudar. Quando não são títulos simplistas como A Espiã, são repetições do mesmo nome. Daqui a pouco as locadoras terão seções dedicadas a diversos filmes com o nome de A Casa do Terror, Sob Suspeita, O Retorno da Maldição, etc …


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 27 other followers